As altas temperaturas em que estamos enfrentando, junto com a exposição ao sol ou ambientes mais quentes, aumentam a perca de líquido do corpo humano. Caso o líquido perdido não seja reposto da forma correta aumenta-se os casos de desidratação que hoje lidera os casos de internações nas unidades hospitalares da região.
Vários são os fatores que podem acarretar em um quadro de desidratação, entre eles, podem citar o vômito, a diarréia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão podem acarretar a desidratação. Algumas doenças como, por exemplo, o diabetes mellitus, o diabetes insipidus e a doença de Addison podem acarretar a desidratação devido à perda excessiva de água.
Se não houver tratamento adequado, a desidratação pode levar a pessoa à morte, por colapso cardiovascular, mas, com ações preventivas e cuidados rápidos, os casos de desidratação podem ser resolvidos de maneira simples, em especial como o uso do soro caseiro que é uma solução em que se dissolve sal e açúcar em água. O preparo do soro caseiro é simples: basta colocar, em um litro de água filtrada, 40 gramas de açúcar (duas colheres das de sopa cheia ou 12 tampinhas de refrigerante) e 3,5 gramas de sal de cozinha (uma tampinha de refrigerante). Em seguida é só misturar bem.
No caso da desidratação leve, como uma perda mínima de 1% a 2% do peso corporal total, ingerir muito liquido é o melhor remédio - água, refresco, suco, caldos. Em caso de diarréia e vômito acrescentar a ingestão de soro, Os Centros de Saúde fornecem pacotinhos de soro, que são os mais indicados. Eles contêm os Sais para Reidratação Oral (SRO). Na falta do SRO, pode-se optar pelo soro caseiro. Os que têm diabetes devem corrigir também a hiperglicemia.
Embora não sejam um problema tão grave em adolescentes e adultos, a desidratação é sempre uma situação séria e pode ser muito perigosa em crianças pequenas e pessoas idosas ou com diabetes, podendo ser fatais. Por isso, é preciso estar sempre atento aos seus sintomas, sobretudo nos grupos de maior risco. Entre os sintomas da desidratação destacam-se a boca e língua secas, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina.
Portanto muito melhor que tratar a desidratação é evitá-la ingerindo bastante líquido a cada dia. Em condições normais de temperatura e umidade, o ser humano necessita ingerir, em média, cerca de dois litros de água por dia, o equivalente a 8 copos de 250ml. Você também pode evitar a desidratação tomando os seguintes cuidados:
* Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos de tempo sem tomar sequer um gole de água. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome pelo menos um copo de água a cada hora.
* Se for praticar atividade física, fique atento à necessidade de tomar ainda mais água. Em casos de pessoas que praticam atividades extenuantes, pode ser também necessário repor sais minerais perdidos junto com o suor. Isso é hoje fácil de ser feito através do consumo das chamadas bebidas isotônicas, muito populares entre atletas.
* Em dias quentes, a exposição ao calor faz com percamos mais água que o normal, e por isso é importante também tomar uma dose extra de água. Vista roupas leves, de preferência de algodão, e evite as fabricadas com produtos sintéticos que impedem a transpiração normal.
* Mantenha as crianças em ambientes bem ventilados e evite a exposição ao sol nos períodos de radiação mais intensa.
* Tome cuidados de higiene ao preparar os alimentos. Nos casos de verduras lave-os bem antes de consumir.
* Consuma alimentos ricos em água. Isso mesmo. A comida é também uma fonte importante de água, já que muitos alimentos possuem água em sua composição.
* Mulheres grávidas ou que estão amamentando precisam de maiores quantidades de água para manter-se hidratadas e para repor a perda de fluidos. A recomendação é que mulheres grávidas bebam 10 copos de água por dia, e mulheres que estão amamentando bebam 13 copos por dia.
* Observe sua urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água, provavelmente por que os estoques estão diminuindo. Beba água até que sua urina adquira uma tonalidade clara, e procure manter sempre essa cor, que é a ideal.
* Se sentir sede, não hesite: beba um copo de água. A sede é o sinal mais importante de que o organismo está precisando de mais água. Não engane seu corpo: hidrate-se.