A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta a todos os gestores municipais sobre a importância do acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Cabe às prefeituras verificarem se os beneficiados pelo programa estão cumprindo as condições para o recebimento do auxílio.
Até 30 de junho, os Municípios devem encaminhar os dados sobre Saúde, como o acompanhamento do cartão de vacinação ou o crescimento de crianças menores de sete anos. Outra informação importante requisitada é quanto às mulheres na faixa de 14 a 44 anos e, se gestantes ou lactantes, realizam o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e a do bebê.
De acordo com levantamento feito pela CNM até o dia 28 de maio, 1.699 Municípios, o equivalente a 31%, ainda não haviam encaminhado o mínimo dos acompanhamentos exigidos que é de 20%. Os Municípios que não cumprirem as exigências devem ficar seis meses sem receber os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).
Conforme o levantamento divulgado pela CNM, até o dia 28 de maio o município de São Miguel que conta com 2.953 famílias beneficiárias do programa tinha encaminhado apenas 15,1% dos acompanhamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário