terça-feira, 26 de outubro de 2010

PMs que detiveram alunos por suposta distribuição de material de campanha no campus da UERN de Pau dos Ferros são acusados de abuso

Policiais Militares realizaram uma abordagem no Campus de Pau dos Ferros, interior do estado, da Universidade Estadual do RN (UERN) e conduziram estudantes e servidores à delegacia do município. O caso aocnteceu na última quinta-feira (21), e hoje (26) os servidores emitiram uma Nota de Repúdio à ação policial.

Os PM’s alegaram terem recebido uma denúncia de que estava havendo distribuição de panfletos e adesivos para campanha política na universidade. Ao chegarem lá, notaram que estudantes e professores portavam o material e os detiveram.

Os servidores, através de uma Nota de Repúdio publicada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), se defenderam, dizendo que o os adesivos não estavam sendo distribuídos e qualificaram a ação dos policiais como constrangedora. De acordo com o presidente da associação, Flaubert Torquato, os professores e alunos portavam o material apenas para uso próprio, o que é permitido pela lei.

Torquato afirma ainda que, segundo informações de pessoas que presenciaram o acontecido, os policiais foram até os computadores da secretaria da universidade na tentativa de localizarem, na internet, leis que justificassem a ação. “Eles não encontraram nada e conduziram todo mundo pra delegacia”, disse.

O delegado titular da delegacia de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues Lima Neto, afirma que, realmente, recebeu a ocorrência, mas logo liberou os envolvidos. Pois, segundo ele, não havia provas contra os acusados. O coronel Romualdo Borges Farias, responsável pelo policiamento da cidade, diz que vai apurar o caso e investigar se houve abuso por parte dos policiais.

* Com informações do DNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário