sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Miguel ocupa a 47ª colocação no ranking estadual do índice de desenvolvimento calculado pela Firjan

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou esta semana os maios novos dados do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que foi criado pelo sistema FIRJAN para acompanhar a evolução de todos os municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras. Com periocidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde, sendo que todos os dados utilizados para construção do índice foram declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal.

Em cada área do levantamento utilizam-se três classificações: municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento. Os últimos números divulgados esta semana são referentes ao ano de 2009.

Conforme os novos dados o município de São Miguel que possui IFDM 0,6341 (desenvolvimento moderado), ocupa a 47ª colocação no estado com relação ao desenvolvimento e qualidade de vida, no levantamento anterior referente ao ano de 2008 o município ocupava a 56ª colocação. A nível nacional, São Miguel ocupa a posição 2.878ª, em 2008 o município era o 3.081º colocado.

Considerando-se as três áreas específicas a melhor colocação obtida pelo munícipio foi no quesito Emprego & Renda quando o município conquistou a 33ª colocação no estado (2644º no país) apresentando IFDM de 0,3848, considerado de baixo estágio de desenvolvimento. Nesta área o ranking é liderado pelo município de Natal, seguido por Mossoró e Serra do Mel.

Na área da saúde, o município de São Miguel apresentou IFDM de 0,7972, índice este considerado moderado e que coloca a cidade na 62ª colocação entre os 167 municípios potiguares e na 2845º posição entre todos os municípios do país. Na saúde a primeira colocação no estado é ocupada pelo município de Água Nova que é seguido pelas cidades de José da Penha (2º), São Francisco do Oeste (3º), Francisco Dantas (4º), Major Sales (5º), Tenente Ananias (6º), Riacho de Santana (7º), Pau dos Ferros (8º) e Taboleiro Grande (9º), todos da região do Alto Oeste.

Os dados da área da educação indicam IFDM de 0,7201 que é considerado de desenvolvimento moderado. Neste item o município de São Miguel ocupa a 57ª colocação no estado e a 2.823ª posição a nível nacional. O ranking da área de educação é liderado no estado pela cidade de Santana do Seridó que é seguida por Ipueira e São João do Sabugi. Dos municípios do Alto Oeste o melhor posicionado é Major Sales na 9ª colocação, uma posição a frente de Riacho de Santana que ocupa o 10º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário