A sede da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), em Parnamirim, recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (31) para o lançamento da segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será iniciada nesta terça-feira (1º) e se estende até o dia 30 de novembro. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, participaram da vacinação simbólica do primeiro gado.
Atualmente, o estado é classificado como zona de risco médio da febre aftosa com vacinação. A intenção da SAPE é que até maio de 2012 o RN sofra alteração na classificação, saltando para o patamar de zona livre de aftosa mediante vacinação. A mudança de categoria eleva a segurança sanitária do gado potiguar e possibilita novas ações nas atividades agropecuárias de maneira geral. Em maio deste ano, na ocasião da primeira etapa da vacinação, aproximadamente 900 mil animais foram imunizados.
Nesta segunda etapa da vacinação serão investidos R$ 300 mil reais, todos recursos estaduais, para a vacinação do mesmo rebanho imunizado na primeira fase, realizada de 1º a 30 de maio deste ano. O valor é R$ 50 mil superior ao semestre passado já que a fase complementar acrescenta elementos diferenciados em relação à primeira ação promovida pela SAPE, por meio do Idiarn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário