O Rio Grande do Norte adere nesta sexta-feira (2) a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil. A assinatura do termo de adesão será no Centro de Convenções de Natal, às 14h30. O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Até agora já foram recolhidos pela campanha em todo o País mais de 18 mil armamentos. Cerca de 200 deles foram do Rio Grande do Norte, a 19ª unidade da Federação a aderir à mobilização.
No total, são 29 postos de coleta de armas no estado. São 15 postos de recolhimento da Polícia Civil, dois postos da Polícia Federal, oito da Polícia Militar e quatro da Polícia Rodoviária Federal. Estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no de homicídios, na época da realização de ações de desarmamento anteriores.
O lançamento nacional da campanha deste ano foi no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro, um mês depois da tragédia na escola de Realengo. A iniciativa atual traz quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização imediata do artefato; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário