Um levantamento do site Congresso em Foco revela que nenhum parlamentar do RN está na lista dos mais assíduos, ou seja, faltaram as sessões do plenário, até mesmo, em alguns casos, sem sequer justificar. Enquanto a maioria dos brasileiros é obrigada a trabalhar cinco ou até seis dias por semana, os parlamentares, em tese, deveriam trabalhar e comparecer às sessões em apenas três dias da semana.
A lista considera que apenas 28, dos 572 parlamentares, foram a todas as sessões deliberativas neste primeiro semestre. O número corresponde a pouco mais que 5% do total de congressistas. Um dos mais assíduos, Antônio Reguffe (PDT-DF) diz que comparecer às sessões plenárias é o “mínimo” que um congressista deve fazer no exercício do mandato. "Não é um favor, é obrigação estar presente às sessões", declarou ao Congresso em Foco.
Um Parlamentar que não comparecer a uma sessão pode justificar a sua falta em casos de saúde, missão oficial ou compromisso partidário. Se não for apresentada nenhuma justificativa a falta será descontada no salário dos parlamentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário