Representantes de 77 municípios das regiões Metropolitana, Agreste, Litoral Norte, Potengi e Trairi participaram nesta quinta-feira (30) da Reunião Regional Pró-conferências Municipais de Assistência Social. O evento teve início às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves-Cemure, na avenida coronel Estevam, 3705, bairro Nazaré. O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, abriu o evento, que contou ainda com a presença do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges.
O encontro teve por objetivo orientar os municípios no processo de realização das conferências municipais de Assistência Social, que antecedem a conferência estadual, a ser realizada em outubro com a participação de todos os delegados indicados pelas municipais. Ao final do evento foi elaborado um relatório contendo as propostas aprovadas na plenária.
As conferências de Assistência Social servem para redefinir as políticas públicas de assistência social, propor novos modelos de gestão de trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), avaliar os serviços, programas e projetos oferecidos à população e pensar a adoção de estratégias para fortalecer as ações no processo de erradicação da pobreza extrema no Rio Grande do Norte.
"Essas conferências são espaços de participação popular democráticos. Portanto, as suas deliberações devem estar muito próximas dos anseios da clientela alvo dos programas sociais de governo", observou o secretário Luiz Eduardo Carneiro. As conferências municipais e regionais são realizadas sob a coordenação e monitoramento da Sethas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário