A Receita Federal informa que a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 deve ser liberada nesta quarta-feira, 8 de junho. Aproximadamente dois milhões de pessoas devem receber as restituições, mas o dinheiro estará disponível na rede bancária apenas a partir da próxima semana, dia 15 de junho. O valor total do lote ainda está sendo calculado pelos técnicos do Tesouro Nacional.
Para a distribuição do primeiro lote, contribuintes com 60 anos ou mais serão priorizados. Outros seis lotes devem ser liberados até o final do ano: o segundo em 15 de julho; o terceiro em 15 de agosto; o quarto em 15 de setembro; o quinto em 17 de outubro; o sexto em 16 de novembro; e o sétimo, e último, em 15 de dezembro.
O contribuinte não deve esperar até o término das liberações das restituições do sétimo lote para procurar a Receita e verificar se deixou de ser incluído em qualquer um dos lotes regulares. Ele pode consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC) e visualizar se a declaração tem pendências ou está correta, mas antes deve fazer o cadastro e obter a senha para o acesso.
Em 2011, de acordo com a Receita Federal, 24.370.072 contribuintes enviaram a declaração no prazo. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido. Já os contribuintes que tiverem que fazer a declaração retificadora por não ter entregue o documento a tempo ou porque têm que corrigir algum dado informado na declaração, podem baixar a versão atualizada do programa gerador do documento, disponível no site da Receita, gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário