Os Produtores de Leite do município de Doutor Severiano serão beneficiados pelo Programa Balde Cheio que visa o aumento da produtividade e promove a profissionalização da gestão da propriedade rural. O projeto foi lançado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN).
A assinatura do termo de cooperação técnica para a implantação da metodologia na bovinocultura leiteira do estado ocorreu na semana passada, no espaço de atendimento do BNB na Festa do Boi 2010. A parceria firmada entre as duas instituições tem o valor de R$ 120 mil e irá contemplar 40 propriedades na primeira etapa, que se estende até o final de 2011.
O objetivo da ação é promover o desenvolvimento da atividade no estado, através de uma metodologia que consiste na identificação de propriedades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda. Os recursos para implantação do Balde Cheio no Rio Grande do Norte serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (Fundeci) administrados pelo Banco do Nordeste.
Os trabalhos do Projeto Balde Cheio serão divididos em duas etapas e terão inicio apartir de novembro. Na primeira, que terá a duração de 12 meses, será feito o diagnóstico de cada propriedade, o plano de ação e a montagem das unidades demonstrativas. Também será dado início ao trabalho de consultoria e capacitação dos produtores. A segunda etapa, que será realizada em outros 12 meses, consiste na continuação das consultorias e capacitações dos agricultores, assim como na consolidação dos projetos de gestão das propriedades rurais atendidas.
Nessa primeira etapa o projeto chegará a 20 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Além de Doutor Severiano também serão beneficiados os municípios de Pau dos Ferros e Apodi, ambos da região Oeste do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário