segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assembléia discute o câncer de mama no Rio Grande do Norte

A Assembléia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, realizará nesta terça-feira (26), às 9h30, audiência pública sobre o câncer de mama no RN”. A iniciativa do evento, que irá acontecer no auditório Robinson Faria, é do deputado Antônio Jácome(PMN).

O câncer de mama mata uma mulher a cada 48 minutos somente no Brasil. Segundo Jácome, a audiência visa debater maneiras que ajudem a combater, esclarecer e divulgar a prevenção e diagnóstico prematuro da doença.

“Como médico voluntário do Hospital Luis Antônio, referência em câncer no RN, percebo o aumento no número de casos a cada ano e em mulheres cada vez mais jovens”, afirma o deputado que acrescenta: “A prevenção, o auto-exame e o conhecimento são as principais armas para combater o câncer de mama”.

Dados internacionais apontam que a cada dois minuto uma mulher é diagnosticada com esse tipo de câncer em todo o mundo e só aqui no RN são esperados 540 novos casos em 2010.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, ou seja, com o auto-exame.

Convidados

Foram convidados para a audiência pública representantes da Liga Norte- riograndense contra o Câncer, Outubro Rosa, Sociedade Brasileira de Mastologia, Voluntárias do Hospital Luis Antônio, Secretária de Saúde de Natal, Secretária Estadual de Saúde, Promotoria de Saúde do Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Ongs, associações que lutam em defesa da saúde da mulher e diversas instituições ligadas que trabalham com a questão do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário