sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Operação das polícias civil e militar do RN e CE resultou na prisão de 35 pessoas por associação ao tráfico de drogas

Uma investigação promovida por policiais civis da Delegacia Regional de Pau dos Ferros resultou em três operações com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual de traficantes de drogas com atuação no Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.
A ação contou com participação das polícias Civil e Militar do Ceará e resultou na prisão de 35 pessoas e na apreensão de armas, drogas, dinheiro e veículos. O fechamento da operação aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 20, nas cidades de Pau dos Ferros, São Miguel e Alexandria, onde foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e realizadas 14 prisões decorrentes de mandado judicial ou em situação de flagrante delito.
A investigação teve início há dois meses e meio e foi batizada com o codinome “Stone”, que significa pedra em inglês, numa alusão ao tráfico de pedras de crack na Região Oeste do RN e divisa com o CE. O delegado Inácio Rodrigues, da Delegacia Regional de Pau dos Ferros, explicou que a operação foi realizada em etapas com apoio do Serviço de Inteligência e outras unidades da Polícia Civil do RN e CE.
As duas primeiras etapas foram realizadas em solo cearense e tiveram inicio no último dia 10. A última etapa da “Operação Stone” teve início ao raiar da sexta-feira, dia 20. Após a prisão do distribuidor de drogas Olívio Bezerra, cerca de 150 policiais civis deram início à prisão dos traficantes menores e donos de “bocas de fumo” em Alexandria, São Miguel e principalmente em Pau dos Ferros. A ação culminou com a prisão de 14 acusados e na apreensão de drogas, dinheiro e armas. O ponto alto da operação contou com o apoio do helicóptero Potiguar I da Sesed. O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou que a polícia intensificou as ações no interior do estado no combate, principalmente, do tráfico de drogas.
A droga que abastecia a região do Jaguaribe, no Ceará, e o Alto Oeste do RN vinha, segundo o delegado Inácio Rodrigues, de São Paulo através de caminhoneiros. O grupo abastecia traficantes menores em Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró. No Ceará as cidades abastecidas pelo bando eram Fortaleza, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Nova Jaguaribe, Iracema e Irerê. O delegado acredita que a investigação desmantelou as duas pontas do tráfico: “dos distribuidores aos traficantes menores”. Outros acusados foram presos no curso da investigação.
Números da Operação Stone
• 35 presos;
• 34 mandados de busca e apreensão cumpridos no RN e CE;
• 25 quilos de maconha apreendidos, pedras de crack e papelotes de cocaína;
• Munições, um fuzil calibre 762, dois revólveres 38 e duas pistolas (calibres 380 e .40) apreendidas;
• Dois automóveis Gol apreendidos e duas motos;
• Cerca de R$ 10 mil apreendidos;
• Duas residências e uma motocicleta com o seqüestro de bens decretados pela Justiça por terem sido obtidos com dinheiro do tráfico;
• Quatro contas bancárias bloqueadas.
Rota do TráficoParaguai » São Paulo » Ceará (Região do Jaguaribe)» Rio Grande do Norte (Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró).

Nenhum comentário:

Postar um comentário