sexta-feira, 28 de maio de 2010

Na ultima semana a Confederação Nacional dos Municípios divulgou a lista dos municípios melhores colocados no IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão) na edição de 2008.
A Confederação Nacional de Municípios criou o IRFS para compreender e estimular a melhoria das gestões municipais. Ele reflete, anualmente, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão. Além disso, o índice oferece à sociedade um parâmetro simples e ao mesmo tempo amplo de avaliação das administrações municipais. Além de indicadores fiscais, são comparados dados como o custeio da máquina, o esforço de investimento, o superávit primário e a performance nas áreas de saúde e educação.
O IRFS é dividido em três subíndices (fiscal, social e de gestão), compostos por 16 índices específicos, calculados a partir de indicadores construídos com informações das prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a outros órgãos oficiais, como Datasus e Inep.
Levando-se em conta a média dos três subíndices o município de São Miguel, administrado pelo prefeito Galeno Torquato (PSB) obteve no ano de 2008 entre os 167 municípios do estado a 10ª colocação. A lista é encabeçada pela cidade de Riacho da Cruz, seguida por Vera Cruz (2º), Tangará (3°), Mossoró (4°), Alexandria (5°), Lucrecia (6°), Tibau do Sul (7°), Ielmo Marinho (8°)e Viçosa (9°).
Veja abaixo a lista dos 30 primeiros colados no estado quando se é levado em conta a média dos três subíndices:

Nenhum comentário:

Postar um comentário