sexta-feira, 14 de maio de 2010

Monstro de Extremoz é capturado


Após sessão de reconhecimento em que três vítimas choraram ao verem o ex-detento Francisco Damião de Souza, o "Damião de Ladislau", 33 anos, não há dúvidas para a polícia de que ele seja o autor de sete estupros, três tentativas de violência sexual e mais dois assaltos em Extremoz, Grande Natal, desde fevereiro de 2009. O acusado foi detido em uma estrada de terra, na noite da última terça-feira, quando estaria, segundo a polícia, prestes a cometer um novo crime. Ele já foi condenado em 2001 e cumpriu pena de três anos e dois meses pelo estupro de uma adolescente. Foram encontrados com o acusado um revólver calibre 38 e um fio de náilon, que seria usado para amarrar as vítimas.

O homem, que está internado, foi detido após mais de um ano de investigações Foto: Degepol/Divulgacao O tenente PM Rodrigo Couceiro, comandante do pelotão de Extremoz, explica que, desde feveiro do ano passado, a polícia vinha investigando a ação do acusado. Durante esse tempo, teriam acontecido vários casos de estupro e assalto em uma estrada de terra que liga o centro de Extremoz aos conjuntos São Miguel Arcanjo e Riviera.

Segundo o policial, o acusado costumava agir sempre da mesma maneira: preferia atacar mulheres que estivessem acompanhadas, abordando os casais ao sair da mata. Em seguida, ele amarrava o acompanhante da vítima com um fio de náilon e levava a mulher mais à frente, onde consumava o estupro.Rodrigo Couceiro informa que os casos teriam se tornado mais frequentes a partir de janeiro deste ano, com cinco registros desde então.

Dessa forma, a polícia intensificou as investigações, mapeando a área onde aconteceram os crimes. Trata-se de um local de vegetação densa e de pouca visibilidade, principalmente à noite, quando ocorriam os delitos. Há cerca de uma semana, equipes do Grupo Táticos de Operações (GTO) passaram a vigiar a mata, enquanto o patrulhamento normal dava apoio do lado de fora.

Por pouco.
Dessa forma, na noite da terça, o acusado foi visto no local e, no momento em que se preparava para atacar outro casal, ele foi abordado pela polícia. O tenente Couceiro conta que Damião teria atirado contra um dos policiais, atingindo-o no braço direito. Os demais reagiram e conseguiram deter o acusado, que levou dois tiros e foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel e encontra-se internado. Com ele foram apreendidos, além da arma e o fio de náilon, duas máscaras de papelão, que seriam usadas por Damião durante os crimes. Outra coisa que chamou a atenção foi o fato dele usar duas camisetas, o que poderia dificultar sua identificação pelas vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário