Teve inicio ontem a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 para as crianças com idade entre 2 anos e 4 anos e 11 meses. Além desse grupo que foi incluído, a vacinação prossegue até o dia 02 de junho para os doentes crônicos, crianças de 06 meses a 23 meses, adultos com idade entre 20 e 39 anos e gestantes. A campanha de vacinação contra a gripe comum para o idoso também foi prorrogada até 02 de junho.
As crianças de 2 anos a menores de 5 anos foram incluídas na estratégia da campanha porque estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela Influenza H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente. Nessa faixa as crianças deverão receber duas meias doses da vacina, sendo a segunda 21 dias após a aplicação da primeira.
Para esse grupo o Ministério da Saúde irá utilizar 10,8 milhões de doses da vacina que pertencem ao estoque estratégico, reservado para eventualidades durante a campanha. Os municípios foram alertados pelo MS que devem reforçar a campanha de vacinação, inclusive com busca ativa, de pessoas pertencentes aos primeiros grupos que foram imunizados e que não atingiram as suas metas.
Até as 14h00min desta terça-feira (25) foram vacinados mais de 65 milhões de pessoas no país. Com estes números o Brasil praticamente atinge em apenas dois meses a cobertura da maior campanha de vacinação realizada na história do país. Até então a maior campanha foi contra a rubéola em 2008, que teve duração de seis meses e vacinou quase 68 milhões de pessoas. Com mais de 65 milhões de pessoas vacinadas a campanha chega a 73% do público-alvo.
Em São Miguel as pessoas incluídas nos grupos que estão recebendo a vacina devem procurar a sala de vacinação do Hospital Áurea Maia de Figueiredo e o Posto de Saúde Dr. Dario Vieira de Almeida, localizado no Bairro 13 de Maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário